Exames
Toxina Botulínica

O uso da Toxina Botulínica, hoje com cerca de 5 diferentes produtos no mercado, vem sendo atualmente a principal indicação para tratamento das distonias, que são contraturas dolorosas e mantidas de determinado grupo muscular, assim como da espasticidade, que ocorre com frequência após acidentes vasculares cerebrais, traumatismos raquimedulares e casos de paralisia cerebral.
No cotidiano, a maioria desses casos leva até 2 anos para seu diagnostico efetivo, e outros 2 anos para que o paciente seja encaminhado a um centro de referencia ou especialista para a injeção com a toxina tipo A, comprometendo significativamente o prognostico de reabilitação motora e de qualidade de vida do paciente .
As vantagens são claras e reconhecidas por literatura médica:
1. permite o relaxamento da musculatura, e o paciente passa a realizar tarefas que antes não conseguia.
2. tem efeito sustentável e reversível, ou seja, seu efeito dura cerca de 4 a 5 meses, sendo necessário nova aplicação após esse período.
3. não tem efeitos colaterais sensoriais, nem cognitivos.
4. menos invasiva que cirurgias.
5. melhor tolerada que os relaxantes musculares, que costumam sedar muito os pacientes.
6. contribui com a redução da dor que geralmente se associa a essas contraturas.
7. tem efeito positivo sobre a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.
Se você se encontra em uma das situações acima expostas, procure um neurologista de sua confiança, para que o mesmo possa avaliar seu quadro clinico, assim como os benefícios que possam advir do uso da Toxina Botulínica.