Exames
Eletro neuromiografia

Definição – ENMG
É um exame que estuda os nervos periféricos e os músculos, podendo ser realizado em pacientes adultos e pediátricos no intuito de diagnosticar problemas – doenças do sistema nervoso periférico, a parte do sistema nervoso que compreende as raízes e nervos espinhais, os plexos braquial e lombossacral, os nervos periféricos, a junção neuromuscular (placa mioneural) e os músculos.
Por que estou sendo enviado para o Laboratório de ENMG?
Normalmente são encaminhados para o exame de eletroneuromiografia pacientes com queixas de dormência, formigamento, dor, queimor, fraqueza, cansaço, fadiga ou cãibras musculares. Médicos que costumam solicitar este exame incluem clínicos, geriatras, neurologistas, neurocirurgiões, neuropediatras, ortopedistas, cirurgiões vasculares e reumatologistas. Situações mais distintas como incontinência urinária, fecal, impotência sexual e até problemas na voz também são estudadas através de eletroneuromiografia e médicos como proctologistas, urologistas, ginecologistas e otorrinolaringologistas também podem vir a solicitar.
Como é o exame?
Após uma breve conversa sobre suas queixas, o exame se inicia com os estudos de condução nervosa: a aplicação de estímulos elétricos na superfície da pele em áreas determinadas na busca de estudar os nervos periféricos. Estes “choques” causam uma sensação de desconforto rápida e leve, embora muitos pacientes não relatem incômodo algum. Em raríssimos casos de intolerância, o exame pode ser abreviado ou minimizado de acordo com observações do médico no momento do exame. Após esta parte inicial o exame segue para uma segunda etapa (por vezes não necessária) quando são estudados os músculos através de eletrodos de agulha descartável. Esta parte costuma ser mais temida pelos pacientes mas costuma surpreender pelo fato de geralmente ser mais rápida e não ser indolor como geralmente se pensa. Também pode ser minimizada ou abreviada desde que isto não comprometa o diagnóstico correto. No exame podem ser testados vários nervos e músculos e o tempo total pode variar de poucos minutos até uma hora, dependendo de cada caso. O resultado pode ser entregue na hora ou dentro de alguns dias.
Tenho sintomas apenas de um lado! Preciso fazer os dois lados?
Para uma melhor definição do caso e um diagnóstico mais preciso o exame de eletroneuromiografia (especialmente em sua parte inicial, a dos estudos de condução nervosa) é sempre realizado sempre dos dois lados (direito e esquerdo) de forma comparativa. Mesmo que seja solicitado pelo seu médico apenas um braço ou perna por exemplo (o que apresenta sintomas), o exame terá que ser feito em ambos os lados. Casos excepcionais que fogem a regra são analisados pelo médico no momento do exame.
Alguma contra-indicação para a realização do exame?
A princípio não! O exame é seguro para todas as idades e para pacientes portadores das mais diversas patologias, incluindo portadores de próteses metálicas, marcapasso cardíaco, entre outros. Antes do exame na conversa inicial estas observações devem ser relatadas para que ajustes, quando necessários, sejam feitos. O mesmo serve para as medicações, especialmente as que “afinam” o sangue, como os antiagregantes plaquetários e os anticoagulantes. Neste caso o exame do músculo com agulha é abreviado ou evitado em alguns músculos. O importante é não deixar de fazer o exame sem antes tirar suas dúvidas.
Algum cuidado antes do exame?
Apenas não utilizar hidratante ou outras loções corporais no local onde será realizado o exame, braços ou pernas e vir com estas áreas recém limpas para evitar oleosidade. Em casos selecionados e orientados previamente pelo médico que solicita o exame, algumas medicações podem ser suspensas, como o Mestinom para portadores (ou pacientes com suspeita) de Miastenia. Sempre considerar o que foi orientado pelo médico. Você pode fazer qualquer de suas atividades normais como comer, dirigir, tomar medicações e praticar exercícios, tanto antes quanto depois dos testes. Não há efeitos colaterais duradouros.
Procedimentos que antecedem os exames
MMSS – NÃO PASSAR NENHUM TIPO DE CREME NA PELE
MMII – NÃO PASSAR NENHUM TIPO DE CREME NA PELE, VIR VESTINDO BERMUDA, CALÇA LARGA NAS PERNAS OU VESTIDO
O exame pode ser repetido?
Sim! eventualmente é sugerido na conclusão do exame que o mesmo seja repetido, ou porque foi realizado precocemente e ainda não demonstrou anormalidades ou porque o problema evidenciado é evolutivo e muda conforme o tempo. Importante lembrar que se possuir exames prévios os mesmos devem ser levados no momento do exame. O mesmo serve para outros exames que o paciente julgue importante diante do problema atual (tomografias, ressonâncias, ultrassonografias, radiografias, entre outros). Em algumas situações na conclusão do exame é sugerida a realização de um teste adicional, não solicitado pelo seu médico. Nestes casos a orientação é retornar ao médico para avaliar se o mesmo concorda com a sugestão e marcar um retorno para complementação do estudo.
O que fazer após o exame?
Após o exame, de posse do resultado, o paciente deve retornar ao médico que o solicitou para maiores esclarecimentos sobre os resultados, procedimentos a serem realizados, tratamentos, encaminhamentos, etc.