NOTÍCIAS SOS NEURO

Dor de cabeça e enxaqueca crônica

Dor de cabeça e enxaqueca crônica
Anualmente milhões de pessoas sofrem com os incômodos causados pela dor de cabeça, porém ainda há muitas dúvidas sobre as diferenças entre os diversos tipos, sintomas e tratamentos. De acordo com a Sociedade Internacional de Cefaleia, existem mais de 150 diferentes tipos de dor de cabeça. Uma delas é a enxaqueca crônica, caracterizada por crises de no mínimo de 15 dias de dor de cabeça por mês, com duração de mais de quatro horas por dia, por mais de três meses.
Os pacientes com esse tipo enxaqueca tem uma dor pulsátil, de intensidade moderada ou forte, em um dos lados da cabeça, agravada por atividades físicas rotineiras, como caminhar ou subir escada. Durante uma crise, o paciente pode apresentar náuseas e/ou vômitos, além de uma maior sensibilidade à luz e ao barulho.
Muitos pacientes optam pelo caminho considerado mais rápido e pontual: a automedicação para aliviar o problema. Mas essa atitude agrava a enxaqueca crônica! Por isso, é fundamental que um neurologista faça o diagnóstico correto da doença e indique o tratamento mais adequado para cada caso.
Tratamentos
O controle da enxaqueca crônica envolve mudança no estilo de vida, como redução no consumo de cafeína e álcool, prática de atividades fí­sicas, além de tratamentos preventivos e utilização de medicamentos analgésicos, apenas durante as crises. Hoje, além do uso dos medicamentos tradicionais, os pacientes podem contar com um avanço: o uso de Toxina Botulinica (toxina botulínica). A Toxina é aplicada em consultório. Segundo os estudos, nacionais e internacionais esse tratamento pode reduzir pela metade o número de dias e horas de dor.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *